PAD – PROGRAMA DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

O Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento (PAD) é uma proposta de trabalho visa desenvolver nas crianças novos comportamentos, modificar os comportamentos inadequados e a minimizar/extinguir comportamentos indesejáveis.
O PAD foi criado pela psicóloga Maria Helena Jansen de Mello Keinert, é uma ferramenta eficaz de trabalhar com crianças que apresentam algum atraso, síndrome, transtorno ou patologia do desenvolvimento, sendo baseado nos princípios da ABA (Aplied Behavior Analysis).
Todo trabalho é desenvolvido sobre aquilo que a criança apresenta dificuldade, podendo ser em habilidades de vida diária, afetividade, comportamento social, comunicação, aspectos sensoriais, motor e psicomotor, cognição e/ou habilidades e interesses.
Durante o tratamento é elaborado uma Programação Terapêutica Individual, a qual serve como norteadora para as atividades proposta durante a aplicação do PAD, que pode ocorrer em até 05 (cinco) vezes na semana, visando que, quanto maior o contato com o tratamento, melhor a qualidade e maiores os ganhos.
O PAD é um programa que possui formato estruturado, que objetiva desenvolver o máximo de aprendizagem diante das demandas apresentadas. Caracteriza-se por dividir em seqüências ou passos muitos pequenos as atividades a serem trabalhadas. Ensinando uma de cada vez durante uma serie de tentativas, utilizando de reforçadores positivos e a ajuda necessária (prompt) para que o objetivo seja alcançado.
Este serviço pode ser realizado em in loco (casa ou escola) ou ambiente clinico, e cada etapa é realizada de forma ética e precisa, aspirando ao amplo desenvolvimento da criança.